quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Agressão a Marçal não impede Datena de seguir na corrida pela prefeitura de São Paulo

   Agressão a Marçal não impede Datena de seguir na corrida pela prefeitura de São Paulo


Especialista afirma que a conduta de Datena, a respeito do candidato Pablo Marçal, no que diz respeito à agressão física, não tem previsão na legislação eleitoral


Foto: Fotos: Renato Pizzutto/Band e Reprodução: Redes Sociais


A cena de agressão a Pablo Marçal durante o debate para a prefeitura de São Paulo, na noite deste domingo (15), ganhou grande repercussão em poucos segundos. O episódio levantou questionamentos sobre a permanência de Datena na disputa após o ato de violência, bem como sobre o comportamento provocador de Marçal.


Transmitido pela TV Cultura, o debate já estava tenso, com Marçal acusando Datena de envolvimento em um suposto caso de assédio sexual e questionando quando ele desistiria da candidatura à prefeitura. Datena, aparentemente caindo no jogo psicológico de Marçal, chegou a chamar o candidato do PRTB de “bandidinho”.


Com o clima esquentando cada vez mais, Marçal intensificou os ataques, chamando Datena de “arregão” por não o ter agredido no debate anterior. Ele relembrou que Datena havia dito que se arrependia de não ter dado o tapa que Marçal "merecia". Aos gritos, Marçal repetia: “Você é homem ou, não é?”, até que, completamente descontrolado, Datena atravessou o palco e, com uma cadeira nas mãos, agrediu Marçal.


Devido à cena de violência, a emissora suspendeu o debate por alguns minutos. Quando a transmissão foi retomada, Datena já havia sido expulso. Marçal, aparentemente ferido, foi levado a um hospital em São Paulo e, segundo sua assessoria, teve uma costela quebrada e apresentava vários hematomas.


Wallyson Soares, vice-presidente da Comissão Eleitoral da OAB do Piauí, explica como as provocações verbais de Pablo Marçal podem afetar sua candidatura, afirmando que o candidato adotou um estilo antipolítico para os debates: “Ele fez a opção de passar a imagem de sincero, provocador, de se destacar apenas com agressões e chacotas pessoais apostando que isso lhe faz diferente. Contudo ele não está agradando a maioria de um eleitorado paulista capaz de fazê-lo prefeito eleito de São Paulo. Ele acreditou na facilidade que tem se comunicar nas redes sociais, só que não ganhou a maioria do eleitorado”, explica.


O advogado eleitoral aponta que Marçal errou ao se envolver em um confronto com Datena: “O pico da polêmica foi com o candidato que não lhe traz nenhum ganho, que foi Datena. A polemização com a finalização de ser vítima da agressão por Datena, não lhe traz nenhum ganho por que Datena não aparece com chances de ganhar as eles. O Boulos e o Nunes se mantêm inatingidos no que se refere a preferência de eleitores que já tinham. Ainda que Marçal tente tirar o proveito e se vitimizar, o conflito com um candidato inexpressivo nesse momento não lhe trará ganhos”, conclui.


O incidente entre José Luiz Datena e Pablo Marçal pode ser avaliado sob diversos aspectos legais e eleitorais. Dependendo da gravidade da agressão, Datena pode ser enquadrado em crimes como lesão corporal. A abertura de um inquérito poderia resultar em processos criminais, com Marçal podendo registrar uma representação formal.


O Advogado Criminal, Samuel dos Anjos explica como as provocações de Pablo Marçal podem ser enquadradas juridicamente: “essas provocações podem ser enquadradas em modalidades penais voltada à honra, a exemplo do crime de calúnia eleitoral, quando Marçal chamou Datena de Jack, expressão utilizada comumente para caracterizar um estuprador”, explica.


O especialista ressalta as implicações sobre as falas de Pablo Marçal: “se um candidato nomeia o outro por estuprador ou faz alusão a isso de maneira caluniosa, isto é, sabendo da inocência do sujeito, isso além de caracterizar crime eleitoral, naturalmente caracteriza propaganda eleitoral irregular”.


Datena também pode processar Marçal por injúria e difamação, dadas as provocações que sofreu no debate. É importante destacar que o debate eleitoral é um espaço público regulamentado pela Justiça Eleitoral, e a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) prevê sanções, como advertências, multas e direito de resposta, para o uso de palavras injuriosas e difamatórias.


Samuel dos Anjos afirma que a conduta de Datena, a respeito ao candidato Pablo Marçal, a agressão física, não tem previsão na legislação eleitoral: “não existe uma lesão corporal eleitoral. Se não existe tem uma previsão, então o que se aplica é o Código Penal: Lesão Corporal”, explica.


Repercussão Eleitoral


Episódios de agressão em debates costumam ser amplamente explorados por adversários e pela mídia, afetando a percepção do eleitorado. A conduta agressiva de Datena pode ser avaliada negativamente, comprometendo suas chances eleitorais. Pesquisas indicam que o comportamento provocador de Marçal também vem sendo malvisto por parte dos eleitores.


O advogado criminal conclui que essa conduta não pode tirar Datena da disputa: “a única situação que pode afastá-lo da disputa é caso incida alguma hipótese de inelegibilidade. Entretanto, a prática criminosa de lesão corporal não vai de imediato produzir nenhum tipo de efeito de natureza eleitoral, então ele permanece completamente apto o registro de candidatura de Datena e vai concorrer normalmente”.


Após o incidente, as redes sociais ficaram divididas. Enquanto alguns criticaram Datena por perder o controle, outros acreditaram que Marçal provocou a situação e o levou a esse desfecho.


Sobre Wallyson Soares:


Wallyson Soares dos Anjos é historiador licenciado pela UESPI, Graduado em direito pela CEUT, advogado militante com especialização em Direito Eleitoral e vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PI e Colunista do Jornal O Dia. É autor da ação que deu origem do Leading Case da cota de gênero Resp19392. O caso fala a respeito da decisão do TSE que tratou das fraudes em candidaturas femininas. Envolveu: Sanções e Fraude e Impacto na Participação Feminina. É dono do escritório: Wallyson Soares dos Anjos-Sociedade de Advogados.

domingo, 15 de setembro de 2024

Guilherme Dias Gomes estreia o show “Chronos” no Blue Note Rio, em Copacabana

       Guilherme Dias Gomes estreia o show “Chronos” no Blue Note Rio, em Copacabana


Músico fará um passeio pela sua obra e clássicos que marcaram sua carreira no dia 20 de setembro, sexta, às 20h





 

O músico Guilherme Dias Gomes estreia o show “Chronos” no palco do Blue Note Rio, em Copacabana, no dia 20 de setembro, sexta-feira, às 20h. O espetáculo fará uma viagem no tempo por meio dos álbuns que marcaram a trajetória do trompetista, compositor e produtor musical, de “Milhas e Milhas” (Som Livre, 1988) a “Trips” (Tratore, 2018), e das suas principais influências, como Miles Davis, Chet Baker, Freddie Hubbard, Claudio Roditi e Marcio Montarroyos, passeando pelo Fusion, Jazz, Samba-jazz. O artista terá a companhia dos músicos Pete O’Neill (saxofone), David Feldman (piano), Yuval Benlior (guitarra) e Alex Rocha (baixo). Além disso, contará com a participação especial do baterista Alfredo Dias Gomes.

 

- Chronos está ligado ao tempo e à eternidade. E o show se propõe a fazer essa passagem temporal pelas canções e referências que me moldaram e que permanecem. Afinal, fazer música é também uma forma de se eternizar – conta Dias Gomes.

 

Filho dos escritores Dias Gomes e Janete Clair, o carioca Guilherme Dias Gomes começou a estudar piano aos seis anos e trompete aos 12. Licenciado em música pela UFRJ, estudou com os maestros Guerra Peixe e Alceu Bocchino e com os trompetistas Marcio Montarroyos, Claude Aubouchon e Claudio Roditti. Aperfeiçoou seus estudos na Berklee College of Music (Boston, EUA). O renomado músico está presente na ficha técnica de discos de Rita Lee, Gal Costa, Ivan Lins, Roberto Carlos, Chico Buarque, Nana Caymmi, Nara Leão, entre outros artistas de primeira linha. Participou de turnês que percorreram a América Latina, Europa e Estados Unidos com nomes como Joanna, Erasmo Carlos, Kid Abelha, Fafá de Belém, Angela Ro Ro, Leila Pinheiro, Fagner e Ivan Lins. Autor de música para cinema, teatro e televisão, trabalhou de 1991 a 2014 como produtor musical da TV Globo, onde assinou inúmeras trilhas sonoras para novelas e seriados.



Guilherme Dias Gomes, Nico Rezende e Fernando Clark no Show Tributo a Chet Baker


 

Serviço:

Show “Guilherme Dias Gomes no Show Chronos” 

Dia e horário: 20 de setembro, sexta-feira, às 20h  

Local: Blue Note Rio – Avenida Atlântica, 1910, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ

Ingressos: de R$ 60 a R$ 120, vendas pelo site https://www.eventim.com.br/event/guilherme-dias-gomes-show-chronos-blue-note-rio-18818566/ 

Produção: Luciana Moisakis

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Site: www.guilhermedg.com.br

Definidos os campeões da 15ª etapa do Circuito Beach Tennis em Indaiatuba (SP)

 Definidos os campeões da  15ª etapa do Circuito Beach Tennis em Indaiatuba (SP)



Pela primeira vez uma etapa do Circuito Beach Tennis contou pontos no ranking mundial da ITF  


Foto: Campeões e campeãs no alto do pódio - Crédito: @workaholicris


Foram definidos, neste domingo, os campeões da 15ª etapa do Circuito Beach Tennis, realizada na Arena Deco Beach, em  Indaiatuba (SP). Pela primeira vez uma etapa do Circuito contou pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis, a ITF, no profissional.

O evento, que contou como um torneio BT 50, teve como campeões do masculino Giovane Bueres e Diego Rodrigues que bateram na final Felippo Bernardes e Pedro Santos por 6/3 2/6 10/7. Esta é a oitava conquista de Bueres, sua maior do ano, e a segunda de Diego. No feminino o troféu ficou com Nubia Negrini e Maria Caruccio. Elas faturaram o maior título de suas carreiras derrotando as principais favoritas Raiza Dantas e Cindy Stedile por 6/3 6/4.

"Não tenho palavras, estou muito contente, queria agradecer a Núbia, foi gigante, me complementou em quadra . É só a segunda vez que jogamos juntas, mas parecia que jogamos há muito tempo", celebrou Caruccio: "Acho que viemos de jogos muito difíceis indo pro super tie-break. Sabíamos que não seria fácil e ganhamos no mental, fomos sólidas. Agradecer a Maria. Tínhamos o objetgivo de ganhar, mas foi além do que estávamos imaginando", completou Núbia.

"Nosso primeiro torneio junto, deu bom, parceiro me levantando toda hora. Não faltou entrega", celebrou Diego. Bueres comentou: "Sou um cara que precisa estar feliz dentro de quadra para jogar o meu melhor. O jeito que encontrei foi trazendo essa energia, intensidade, até falando em inglês, o que vem na cabeça (risos). Agradecer a Deus por estar aqui nesse dia maravilhoso".


Foto: Campeões e campeãs no alto do pódio - Crédito: @workaholicris


O torneio contou pontos também para o ranking da Federação Paulista de Tênis 

Calendário:


27 a 29/09 - CT Lucas Sousa - Clube Cultura - Campinas (SP)

18 a 20/10 - Arena Eztec - São Paulo (SP)

09/11 - Interclubes - CT Lucas Sousa - Valinhos (SP)

22 a 24/11 - Alphaville - Barueri (SP) - Super Etapa - Prainha Tamboré

O Circuito Beach Tennis conta com os patrocínios da Herbalife, O Boticário e da ZAND.  Conta também  com os apoios da Casa das Frutas Campinas e Agência de Viagem Twisy Travel.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Faena São Paulo: Um verdadeiro luxo de sofisticação

  Faena São Paulo: Um verdadeiro luxo de sofisticação




Faena São Paulo, uma moradia por excelência, assinada por nomes de grandes arquitetos nacionais e internacionais. Com bastante criatividade e sofisticação que traz um verdadeiro luxo, que traz uma mistura criativa de hotel, spa, boutique e galeria de arte. Inspirando diversos olhares para quem tem verdadeiro gosto de moradia. 


De tão extraordinário e inigualável, o lazer traz 2 quadras de tênis (saibro coberta e rápida descoberta), Quadra de areia, Sala de massagem, Pub/library, Playground e brinquedoteca integrados, saunas úmida e seca, Academias com equipamentos de última geração, Bar Faena, Piscina coberta e aquecida com raia de 25m, Espaço de conveniência junto às academias, Piscina externa com raia de 25m, área recreativa, deck molhado, Quadra de esportes, Espaço para eventos e recepções com cozinha industrial.


Faena se encontra em Miami, Buenos Aires, São Paulo e em breve Nova York. A sua parceria é com a incorporadora e construtora Even. Empreendimento de alto nível, localizado na avenida Faria Lima, em parceria com o Grupo Malzoni e Accor. Ancorado por uma arquitetura contemporânea que interage diretamente com o hotel e residencial (Art Center).


Inspirado pelo fundador, Alan Faena, ambientes holísticos e únicos, ancorados em experiências culturais e projetos responsáveis, integrando residências e hospedagem com arte e espaços culturais. Guiado por ideias e conceitos remodelando o nosso mundo. Plataformas que expressam o pessoal, interagem o cultural e pensamentos originais. Conceituando novos empreendimentos, revitalizando espaços históricos, dando visibilidade a cenários naturais, verdadeiras obras de arte que são desenvolvidas por um grande time de arquitetos, designers e artistas.





Para conhecer Faena São Paulo:

Endereço: Rua Diogo Moreira, 222, Jardim Paulistano, SP (travessa da Avenida Brigadeiro Faria Lima, altura da Avenida Rebouças)

Contato: (11) 99284-0566 (Falar com Manolo Lestón)

Indicação da colunista social Livia Rosa Santana

Fonte e imagens: Assessoria de imprensa Even/Nectarc


Agressão a Marçal não impede Datena de seguir na corrida pela prefeitura de São Paulo

      Agressão a Marçal não impede Datena de seguir na corrida pela prefeitura de São Paulo Especialista afirma que a conduta de Datena, a r...